Canaan Dog


Canaan Dog foto reprodução
Informações sobre a raça
Origem: 2.000 a.C. País: Israel
Altura: 48-61 cm Peso: 16-25 Kg
Grupo FCI*: 5 Grupo AKC*: Sem Informação
Cor: Areia
Castor
Branca
Preta
Arlequim
Tipo de pêlo: Médio
Grau de proteção: Moderado Necessidade de Tosa: Não

* FCI: Fédération Cynologique Internationale; AKC: American Kennel Club

Características

Devotado, dócil e sempre disposto a agradar ao dono, o Canaan Dog é um guardião nato e pode latir muito em função disto. Tende a ser reservado com estranhos e com outros cães.

O Cannan Dog tem pêlos longos, que devem ser escovados regularmente.

Histórico

Acredita-se que esta raça tenha se originado em lugares sagrados, na região de Canaã, no Oriente Médio. Esta raça era conhecida como Kelev K’nani (o cão de Canaã). Quando os israelitas foram expulsos de sua terra natal pelos romanos, há cerca de 2000 anos, muitos dos cães foram deixados à própria sorte no deserto de Negev. O povo beduíno criou filhotes machos para atuarem como guardas.

Quando, na década de 1930, foram criadas as forças de defesa israelenses, houve uma redescoberta da raça. Isso aconteceu principalmente por causa do trabalho de Dra. Rudolphina Menzel, que buscou entre aqueles cães os que foram deixados para trás e retornaram ao estado selvagem. Vários cães foram capturados e submetidos a um programa de treinamento e cruzamento. Estes cães rapidamente provaram seu valor, servindo como mensageiros, detectores de minas e cães de resgate na guerra.