Cocker Spaniel Inglês


Cocker Spaniel Inglês foto reprodução
Informações sobre a raça
Origem: Século XIX País: Inglaterra
Altura: 38-41 cm Peso: 13-15 Kg
Grupo FCI*: 8 Grupo AKC*: 1
Cor: Cores Sólidas e Multicoloridas Tipo de pêlo: Longo, Ondulado, Sedoso e Reto
Grau de proteção: Moderado Necessidade de Tosa: Sim

* FCI: Fédération Cynologique Internationale; AKC: American Kennel Club

Características

O Cocker Spaniel Inglês é um cão muito ativo e alegre. Por estar sempre abanando a cauda também é chamado Merry Cocker (“merry” significa alegre em inglês). Esta raça é meiga e exuberante, o que explica sua posição entre os primeiros lugares no ranking do número de registros da CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia).

Seu porte médio também contribui para sua popularidade. Assim, esta raça adapta-se bem a apartamentos, mas precisa de doses regulares de exercícios.

O Cocker Spaniel Inglês tem pêlos lisos, que formam franjas ao longo do corpo e nos membros anteriores. Com a pelagem de comprimento grande, o Cocker Spaniel Inglês precisa de uma escovação diária muito cuidadosa, principalmente para remover sujeiras (como lama e galhos) de seus pêlos.

Na década de 1980, a raça inspirou a criação da personagem Dama, do longa-metragem “A Dama e o Vagabundo”, de Walt Disney.

Histórico

O Cocker Spaniel Inglês é conhecido desde o século XIV, quando era utilizado na falcoaria. No século XIX, a raça começou a ser utilizada na caça a galinhas-d’angola, investindo contra elas para forçarem-nas a levantar vôo e serem abatidas. O Cocker também atuava como retriever, buscando as presas e levando-as ao caçador. Assim, a raça começou a ser conhecida como Cocking (do inglês “woodcock”, que significa “galinha-d’agola”) ou Cocker Spaniel.

Esta raça ganhou popularidade nos anos anteriores à Segunda Guerra Mundial, quando foi premiada seis vezes seguidas como o Best in Show em uma exposição em Londres. O Cocker Spaniel Inglês deu origem ao Cocker Americano, variedade reconhecida pelo AKC* em 1946.

Perfil Clínico

O Cocker Spaniel Inglês está predisposto às seguintes doenças:

Otite
Devido à forma de suas orelhas e à propensão a uma maior produção de cerúmem, o Cocker Spaniel Inglês apresenta uma tendência ao aparecimento de Otites.

Seborréia Idiopática Primária
Dermatose exfoliativa caracterizada pelo descolamento anormal ou excessivo das células da pele e hiperproliferação das glândulas sebáceas, resultando no quadro clínico de descamação cutânea.

Epífora
Drenagem anormal da lágrima que passa a escorrer pelo canto do olho e consequentemente mancha o pêlo da região.

Obesidade
Presença de gordura em excesso suficiente para comprometer a função fisiológica normal do organismo, ou predispor a problemas metabólicos, cirúrgicos e/ou mecânicos. Um cão é considerado obeso quando ele pesa 40% a mais do que o seu peso corporal considerado ideal.

Epilepsia Idiopática
Disfunção primária cerebral caracterizada por convulsões recorrentes sem haver lesão morfológica no cérebro. O cérebro encontra-se normal estruturalmente mas não funcionalmente.