Basset Hound


Basset Hound foto reprodução
Informações sobre a raça
Origem: Século XIX País: Inglaterra
Altura: 33-38 cm Peso: 18-27 Kg
Grupo FCI*: 6 Grupo AKC*: 2
Cor: Bicolor e Tricolor Tipo de pêlo: Curto
Grau de proteção: Moderado Necessidade de Tosa: Não

* FCI: Fédération Cynologique Internationale; AKC: American Kennel Club

Características

Hoje em dia, o Basset Hound é criado principalmente como um animal de companhia. Esta raça é adorável e se dá muito bem com crianças. A eterna aparência triste não deve ser levada em conta, pois o Basset Hound é um cão muito alegre e amoroso.

Com a cabeça semelhante à do Bloodhound e de pernas curtas, o Basset é uma das poucas raças de caça que se tornaram populares como cães de companhia.

Como um farejador incrível, é capaz de seguir um rastro por horas até encontrar o que procura. Portanto, se você não quer perder seu Basset Hound, não deixe de mantê-lo sempre à guia quando sair à rua, ou numa área bem delimitada, se morar em casa.

Apesar de ser de porte pequeno e de não precisar de um espaço muito grande no lar, o Basset requer uma boa dose de exercícios diários. Outro cuidado que se deve ter com a raça é a escovação dos pêlos. A pelagem do Basset Hound é curta, mas densa. Alguns especialistas afirmam que esta raça não se adapta bem a climas quentes.

Histórico

Os cães do tipo Basset existem há milhares de anos, no entanto, a raça Basset Hound é relativamente recente.

O Basset Hound originou-se do cruzamento entre o French Basset Artésien Normand e o Bloodhound. Foi criado para ser um cão lento, o que permitia que fosse acompanhado a pé nas caçadas, e ideal para encontrar o rastro de lebres e coelhos (podendo também entrar nas tocas, por seu tamanho). Seu nome deriva da palavra francesa bas que significa baixo.

Perfil Clínico

O Basset Hound está predisposto às seguintes doenças:

Seborréia Idiopática Primária
Dermatose exfoliativa caracterizada pelo descolamento anormal ou excessivo das células da pele e hiperproliferação das glândulas sebáceas, resultando no quadro clínico de descamação cutânea.

Glaucoma
Pressão intra-ocular aumentada causando mudanças degenerativas no nervo óptico e retina com consequente perda da visão.

Doença de Von Willebrand
É uma doença caracterizada por um defeito hereditário na coagulação do sangue, devido a defeitos na síntese ou função do fator de Von Willebrand.