Abissínio


Abissínio foto reprodução
Informações sobre a raça
Origem: Década de 1860 País: Índia
Índole: Adaptável e Independente Nível de energia: Alto

Características

O Abissínio apresenta um temperamento extremamente sociável. É brincalhão e curioso. Apegado ao dono, mas sem ser tão dependente como o Persa, pode ficar horas procurando entretenimento na casa, como subir nos móveis, cortinas e armários e brincar com objetos e bolas fornecidos pelo proprietário.

O Abissínio é um gato extremamente resistente e merece os cuidados básicos, como vermifugação e vacinação. A pelagem curta do Abissínio é fácil de cuidar. Bastam escovações regulares. Esta raça apresenta uma marcação da pelagem chamada ticking. Tal marcação se caracteriza pela presença de duas ou mais pequenas faixas, com tonalidade mais escura, na ponta de cada pêlo. Raramente os gatos desta raça necessitam de banhos.

Cores

As cores conhecidas são: Lilás, Azul, Chocolate, Preto-Prata, Marrom-Claro (Fawn), Sorrel, Típico e Sorrel-Prata.

Histórico

Este felino de pêlo curto, originário da antiga região da Abissínia (atual Etiópia), chegou à Europa por volta de 1800, levado por viajantes que retornavam das colônias inglesas na África. Desde aquela época o Abissínio se manteve quase inalterado no que diz respeito à sua constituição física, com seu porte levemente robusto e ligeiramente longilíneo. Sua aparência chega a ser a de um gato selvagem, fato que o torna muito atraente aos olhos das pessoas em todo o mundo.

No Brasil, não é uma das raças mais populares, apesar de o Rio de Janeiro se destacar com bons criadores de Abissínio. Em outros países a situação é um pouco diferente, como nos EUA e na Inglaterra, onde existem clubes de criação representativos, que congregam até centenas de criadores. Estes se encarregam do trabalho de criação e divulgação da raça.

Perfil Clínico

O Abissínio está predisposto às seguintes doenças:

Atrofia Progressiva da Retina
Caracterizada pela degeneração progressiva da retina, pode levar à cegueira.

Cardiomiopatia Dilatada
Doença do músculo ventricular cardíaco caracterizada pela insuficiência do músculo cardíaco.