Origem: | Ano 1300 | País: | Tailândia | |
Índole: | Dependente e Afetivo | Nível de energia: | Alto |
Características
Imponente, o Siamês é um gato famoso por seu temperamento impertinente, mas também pelo maravilhoso físico esbelto e seus olhos cor de safira. Não seria exagero dizer que ele é o gato mais soberano, o mais aristocrático representante das raças de pêlo curto, merecedor do apelido de “príncipe dos gatos”.
Com reações imprevisíveis em alguns momentos, este felino pode mudar de humor de um dia para outro. Sua dedicação ao dono é tanta que chega até a ter ciúmes de outros “rivais”, mostrando até mesmo uma explícita indiferença aos outros membros da família. Quando chega o período do cio emite miados e uivos bastante incomuns, semelhantes ao de uma criança recém-nascida.
Por mais que viva com prazer em um apartamento, o Siamês gosta de liberdade. Tanto assim que, às vezes, para queimar sua energia, fica muito agitado, pulando de um móvel para outro, correndo por toda casa. O ideal é ter um jardim cercado, ou um espaço ao ar livre para que ele possa se movimentar.
Para manter sua beleza, é necessário fazer uma escovação diária, com escova média, a fim de tirar resíduos de poeira e pêlos mortos, bastante comuns no período da troca de pêlos.
O Siamês é uma das pouquíssimas raças que aceita a imposição da coleira e pode, dessa forma, ser levado para passear ou viajar tranqüilamente.
Cores
As cores conhecidas são: Point Creme, Point Vermelho, Point Lilás, Point Chocolate, Point Azul, Seal Point, Point Azul Escama-de-Tartaruga, Point Chocolate Escama-de-Tartaruga, Seal Point Escama-de-Tartaruga, Point Vermelho-Rajado, Seal Point Rajado, Point Creme Rajado, Point Lilás Rajado, Point Azul Rajado, Point Chocolate Rajado, Point Lilás Escama-de-Tartaruga Rajado, Point Azul Escama-de-Tartaruga Rajado, Point Chocolate Escama-de-Tartaruga Rajado e Seal Point Escama-de-Tartaruga Rajado.
Histórico
Apesar das várias pesquisas realizadas na Tailândia e no resto da Indochina, não é possível identificar o felino do qual descende o Siamês. No entanto, sabe-se ao certo que sua origem é asiática. A Biblioteca Nacional de Bangoc (Tailândia) possui uma coletânea de manuscritos, o Cat Poems Book, onde antigas gravuras do século XIV mostram gatos do tipo Siamês, chamados Vichien Mas, os primeiros dos quais se tem notícia. Devido à pelagem tigrada destas figuras, característica dos felinos selvagens, acredita-se que a origem desta raça seja selvagem.
Algumas fontes narram que, em 1880, o rei do Sião – território que hoje é a Tailândia -, ofereceu dois casais de Siameses a Owen Gould, cônsul-geral inglês em Bangoc. Ele os levou para Londres e, em 1881, os gatos fizeram sua aparição oficial no Crystal Palace, com muito sucesso. Em 1890, os Siameses chegaram aos EUA, provavelmente também como presente do rei do Sião a um amigo norte-americano. Na época, os Siameses não eram tão elegantes como hoje, tinham o corpo mais cheio e a cabeça arredondada, mas possuíam um inegável fascínio oriental.
Os Siameses revelaram uma saúde bastante frágil. Na década de 1920, quando a raça esteve em voga, notou-se um enfraquecimento dos exemplares. Para atender aos pedidos incessantes, os criadores fomentaram a criação de um número excessivo de filhotes, realizando sucessivos cruzamentos consangüíneos. A raça pura esteve à beira da extinção. Este temor obrigou os criadores a selecionar os Siameses com mais cuidado. Foi assim que nasceu este gato elegante admirado no mundo todo.
Perfil Clínico
O Siamês está predisposto às seguintes doenças:
Atrofia Progressiva da Retina
Caracterizada pela degeneração progressiva da retina, pode levar à cegueira.
Pancreatite
Doença inflamatória do pâncreas podendo ser do tipo aguda ou crônica.
Tumor de Mama
Tumor benigno ou maligno das glândulas mamárias.