Persa


Persa foto reprodução
Informações sobre a raça
Origem: Década de 1880 País: Inglaterra
Índole: Dócil Nível de energia: Baixo

Características

O Persa é o mais popular dos gatos de estimação, fato que se explica pela extrema beleza da pelagem e por seu temperamento mais calmo. Isso ocorre também graças aos criadores e aos clubes de criação, que trabalham para que a raça continue ganhando adeptos em todo o mundo. Essas características vêm sendo desenvolvidas e aguçadas através de cruzamentos programados pelo homem desde o século XVI.

Esta raça chama atenção pela exuberância da sua pelagem, que pode apresentar até cem cores já reconhecidas pelos maiores clubes de criação do mundo. Para que esta pelagem se mantenha sempre bela, são necessários alguns cuidados básicos, como escovações pelo menos três vezes por semana. Na época da muda, a escovação deve ser diária.

A escovação mantém a pelagem limpa, sem bolos ou nós, e evita um outro problema muito comum entre gatos de pêlo longo: a ingestão de pêlos mortos durante a higienização natural (as lambidas). O acúmulo destes pêlos no estômago forma uma estrutura chamada pilobezoário, que é uma bola de pêlos mortos. Isso pode causar desde irritação da mucosa gástrica (gastrite) até úlceras e obstruções intestinais.

Diz um ditado: “Deus criou o gato para que o homem pudesse acariciar o tigre.” No caso do Persa, podemos dizer que o homem criou o Persa para poder acariciar o gato. Isso não quer dizer que outras raças de gato não tolerem o contato com seres humanos. Mas o Persa tem esta característica marcante em seu temperamento.

Cores

As cores conhecidas são: Branco de Olhos Alaranjados, Branco de Olhos Azuis, Branco de Olhos “Odd”, Creme, Vermelho, Lilás, Azul, Chocolate, Preto, Creme-e-Branco, Vermelho-e-Branco, Lilás-e-Branco, Azul-e-Branco, Chocolate-e-Branco, Preto-e-Branco, Azul-Creme, Escama-de-Tartaruga, Azul-Creme e Branco, Escama-de-Tartaruga Azul Fumaça, Escama-de-Tartaruga e Branco, Escama-de-Tartaruga e Van Branco (Tortie and White Van), Escama-de-Tartaruga Chocolate, Escama-de-Tartaruga Chocolate-Rajado, Lilás-Rajado (Lilac Tabby), Azul-Rajado (Blue Tabby), Rajado-Vermelho (Red Tabby), Rajado-Prata (Silver Tabby), Marrom Clássico Rajado, Escama-de-Tartaruga Rajado (Tortie Tabby), Prata-Sombreado, Chinchilla, Fumaça-Creme, Fumaça-Azul, Fumaça-Preta, Fumaça Azul-Creme, Fumaça Escama-de-Tartaruga (Tortie Smoke), Pewter, Persa-Dourado, Cameo Escama-de-Tartaruga, Cameo Creme-Sombreado, Cameo Creme-Madrepérola e Cameo Vermelho-Sombreado

Histórico

A origem do Persa remonta ao século XVI, época das grandes navegações européias em direção ao Oriente. Com a intensa exploração do comércio nesta região, começaram a chegar à Europa gatos de pêlo longo, provenientes da Turquia, e gatos mais encorpados, também de pêlo longo, vindos da antiga Pérsia (atual Irã). Estes dois gatos foram cruzados entre si e seus descendentes originaram o atual Persa.

O Persa apareceu pela primeira vez em uma exposição especializada no ano de 1871, na Inglaterra, gerando um enorme interesse. Aquele gato parecia um brinquedo de pelúcia e tinha um comportamento completamente distinto dos felinos — um comportamento altamente dependente. Por causa disso, ainda hoje o Persa é o campeão de popularidade entre os gatos domésticos criados em todo o mundo.

Perfil Clínico

O Persa está predisposto às seguintes doenças:

Urolitíase (Cálculos de Oxalato de Cálcio)
Formação de Cálculos de Oxalato de Cálcio dentro do trato urinário, assim como, a condição clínica associada a este processo.

Atrofia Progressiva da Retina
Caracterizada pela degeneração progressiva da retina, pode levar à cegueira.

Prolapso da Glândula da Terceira Pálpebra (Olho de Cereja)
Eversão e exposição da Glândula Lacrimal da Terceira Pálpebra devido a uma fraqueza do ligamento fibroso que a mantém em seu lugar, levando à sua visualização, no canto do olho, em forma de “cereja”.

Entrópio
Inversão de toda ou parte da pálpebra ocular fazendo com que o pêlo desta região fique em contato direto com a córnea podendo levar à formação de úlcera de córnea.