Golden Retriever


Golden Retriever foto reprodução
Informações sobre a raça
Origem: Século XIX País: Inglaterra
Altura: 51-61 cm Peso: 27-36 Kg
Grupo FCI*: 8 Grupo AKC*: 1
Cor: Dourado Tipo de pêlo: Médio e Denso
Grau de proteção: Baixo Necessidade de Tosa: Alguma

* FCI: Fédération Cynologique Internationale; AKC: American Kennel Club

Características

O Golden Retriever ideal combina características como adoração à família e temperamento equilibrado. Gentil com crianças, demonstra apego ao dono. Inteligente, esta raça se destaca em provas de Agility e Obediência. O Golden Retriever requer exercícios que mantenham sua condição física em níveis adequados além de escovação regular. Sua pelagem é densa e espessa, considerada de médio comprimento. A cor de sua pelagem varia entre as tonalidades de creme e dourado.

Histórico

Acredita-se que o Golden Retriever seja originário de um cruzamento entre os antigos Russian Sheepdogs e o Bloodhound. Uma história que conta que, no ano de 1858, Sir Dudley Marjoribanks viu em um espetáculo circense que estava se apresentando no condado de Brighton, na Inglaterra, com um grupo de Russian Sheepdogs. Ele ficou tão impressionado com aqueles cães que resolveu adquirir dois deles. Mas o proprietário daquela trupe circense não quis deixar o seu grupo desfalcado, vendendo então todos os oito animais. Estes cães teriam dado origem aos primeiros Golden Retrievers após a mistura de sangue do Bloodhound em cruzamentos programados.

Perfil Clínico

O Golden Retriever está predisposto às seguintes doenças:

Catarata

Alteração do cristalino (lente) do globo ocular, que se torna opaco, diminuindo a capacidade visual do animal portador da doença.

Atrofia Progressiva da Retina
Caracterizada pela degeneração progressiva da retina, pode levar à cegueira.

Estenose Aórtica
Doença cardíaca hereditária onde há um estreitamento na passagem do sangue do ventrículo esquerdo para a artéria aorta.

Epilepsia Idiopática
Disfunção primária cerebral caracterizada por convulsões recorrentes sem haver lesão morfológica no cérebro. O cérebro encontra-se normal estruturalmente mas não funcionalmente.