Weimaraner


Weimaraner foto reprodução
Informações sobre a raça
Origem: Século XVII País: Alemanha
Altura: 56-69 cm Peso: 32-39 Kg
Grupo FCI*: 7 Grupo AKC*: 1
Cor: Tonalidades de Cinza Tipo de pêlo: Curto ou Longo
Grau de proteção: Excelente Necessidade de Tosa: Sim

* FCI: Fédération Cynologique Internationale; AKC: American Kennel Club

Características

O Weimaraner é um cão de bom temperamento e extrema beleza, com pelagem cinza e olhos cor de âmbar. Muito obediente, ágil e com uma inteligência aguçada, este é um excelente animal de estimação.

Muito apreciado durante o século XIX, na corte de Weimar, Alemanha, é um cão muito versátil, que pode trabalhar tanto no campo como em tarefas policiais.

Apesar do porte grande, o Weimaraner adapta-se melhor ao ambiente dentro da casa do que no quintal. Mas precisa de muito espaço e grande dose de exercícios.

Há uma variedade de Weimaraner de pêlo longo, mas esta não é reconhecida pelos Kennel Clubs.

Histórico

Acredita-se que o Weimaraner, ou “Silver Ghost”, tenha sido criado para ser um cão de caça no início do século XIX pelo grão-duque Karl August, de Weimar, Alemanha.

Dentre as raças que contribuíram para sua formação, estão o Saint Hubert e outros hounds franceses, o Pointer de Pêlo Curto, o Pointer Espanhol, o Bloodhound e o German Schweisshunds.

O resultado desses cruzamentos originou um cão de caça fino, que originalmente foi utilizado na caça grossa e, mais recentemente, como cão policial.

O Weimaraner tornou-se mais conhecido a partir da Segunda Guerra Mundial, e vem sendo cada vez mais apreciado desde então.

Perfil Clínico

O Weimaraner está predisposto à seguinte doença:

Dermatite Interdigital
É uma doença com várias possíveis causas conhecidas, assim como, causas desconhecidas (idiopática). Á Dermatite Interdigital é uma doença dos cães e é também conhecida como pododermatite, piodermite interdigital, foliculite das patas ou forunculose das patas.

Osteosarcoma
É o tumor ósseo primário mais comum em cães. …leia mais