Pinscher Miniatura


Pinscher Miniatura foto reprodução
Informações sobre a raça
Origem: Século XIX País: Alemanha
Altura: 25-30 cm Peso: 4-5 Kg
Grupo FCI*: 2 Grupo AKC*: 3
Cor: Preto/Dourado
Marrom
Vermelho
Tipo de pêlo: Curto
Grau de proteção: Moderado Necessidade de Tosa: Não

* FCI: Fédération Cynologique Internationale; AKC: American Kennel Club

Características

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Pinscher Miniatura não é um Dobermann de pequeno porte. Na verdade, o Pinscher Miniatura é um dos ancestrais da raça. Ativo, com bom temperamento e muito fiel ao dono, o Pinscher Miniatura é um ótimo cão de companhia para toda a família. Aprecia brincadeiras e comporta-se bem com crianças. Também faz excelente guarda da casa, por estar sempre alerta e atento a tudo.

Esta raça apresenta pêlos curtos, em tons que variam do castanho ao vermelho veado, e preto com marcação dourada nítida na face, patas, antepeito e abaixo da cauda. Com pelagem naturalmente brilhante, o Pinscher Miniatura não requer cuidados especiais.

Com um porte pequeno, é ideal para espaços reduzidos e também não requer exercício extra. Por todas essas qualidades, o Pinscher Miniatura costuma ser chamado “rei dos Toys”.

Histórico

Esta raça é original da Alemanha, onde Pinscher significa “mordedor”. Muito se fala sobre a relação entre as raças Doberman Pinscher e Pinscher Miniatura. Mas estudos comprovam que as duas raças não são correlatas. O único fator comum é que ambos pertencem ao mesmo grupo de raças ancestrais, denominado German Pinscher Family Dogs, da qual o representante mais usado foi o German Pinscher.

Atualmente aceita-se a tese de que o Pinscher Miniatura é fruto do cruzamento do Dachshund com o Italian Greyhound. O Pinscher Miniatura foi reconhecido oficialmente em 1879, apesar de existir desde o século XVIII. Acredita-se que ele foi desenvolvido por fazendeiros alemães para ser um caçador de ratos.

Perfil Clínico

O Pinscher Miniatura está predisposto às seguintes doenças:

Distrofia Corneal
É uma condição secundária, não-hereditária, unilateral ou bilateral caracterizada por deposição de cálcio ou lipídeos na córnea.