Bearded Collie


Bearded Collie foto reprodução
Informações sobre a raça
Origem: Século XVI País: Escócia
Altura: 51-56 cm Peso: 18-27 Kg
Grupo FCI*: 1 Grupo AKC*: 7
Cor: Várias Tipo de pêlo: Longo, Denso, Pesado e Nivelado
Grau de proteção: Moderado Necessidade de Tosa: Alguma

* FCI: Fédération Cynologique Internationale; AKC: American Kennel Club

Características

Ativo e brincalhão, o Bearded Collie adora crianças e é uma boa companhia para elas. Com porte médio, é ágil e forte, apresentando ainda habilidades no pastoreio e na guarda.

Esta raça aprecia atividades físicas, que podem variar de caminhadas a sessões de brincadeiras diariamente. O Bearded Collie apresenta pelagem dupla e longa, que deve receber uma escovação cuidadosa com freqüência para que os pêlos não fiquem embaraçados.

Histórico

O Bearded Collie é uma das raças de pastoreio mais antigas da Escócia, onde conduzia o rebanho pelos terrenos irregulares e frios do país.

A raça sempre foi bastante popular na função de pastoreio, motivo pelo qual durante muito tempo foi inacessível (os proprietários dos rebanhos não abriam mão de seus cães). Finalmente, alguns criadores interessados em participar de exposições com o Bearded Collie conseguiram levar exemplares para a Inglaterra e os Estados Unidos. Desde então, a raça destaca-se não só como cão de trabalho mas também como cão de exposição.

Perfil Clínico

O Bearded Collie está predisposto às seguintes doenças:

Pênfigo
É um grupo de dermatoses auto-imunes caracterizadas por graus variáveis de ulceração, formação de crota, pústula e vesícula, qeu atingem a pele e às vezes as mucosas. Existem 4 formas prinicipais de Pênfigo sendo que o Bearded Collie está mais predisposto a apresentar o Pênfigo Foliáceo.

Distrofia Corneal
É uma condição secundária, não-hereditária, unilateral ou bilateral caracterizada por deposição de cálcio ou lipídeos na córnea.

Displasia do Cotovelo
Displasia do cotovelo é um termo genérico que descreve uma série de quadro anormalidades do desenvolvimento que resultam numa má formação e degeneração da articulação do cotovelo.