Collie


Collie foto reprodução
Informações sobre a raça
Origem: Século XVI País: Inglaterra
Altura: 51-61 cm Peso: 18-30 Kg
Grupo FCI*: 1 Grupo AKC*: 7
Cor: Marta/Branco
Tricolor e Azul Merlin
Tipo de pêlo: Longo, Denso e Reto
Grau de proteção: Baixo Necessidade de Tosa: Alguma

* FCI: Fédération Cynologique Internationale; AKC: American Kennel Club

Características

O Collie é um excelente cão de guarda, extremamente leal a seus donos e muito gentil com as crianças. Esta raça tornou-se mundialmente famosa por causa do longa-metragem “A volta de Lassie”, em 1943. A saga desta cadela que atravessou os EUA para reencontrar seu dono encantou crianças e adultos, ganhou um seriado na televisão e permanece emocionante ainda hoje.

Tal como nas telas, esta raça é muito ágil, resistente e fácil de ser treinada. Com um porte médio, precisa de exercícios e de um espaço razoável dentro de casa. O Collie é um cão de pêlos longos e densos, que devem ser escovados diariamente. As cores da pelagem do Collie são marta (marrom) e branco, tricolor e azul merle.

Histórico

Acredita-se que a raça tenha se originado de um antigo cão de pastoreio e guarda utilizado pelos romanos em seus rebanhos. Sua origem remonta às Ilhas Britânicas, onde atingiu seu apogeu a partir de 1800. Naquela época, a criação da raça apresentou grande crescimento, inclusive com a venda de exemplares para outros países.

Foi nos EUA, a partir de 1860, que o Collie começou sua carreira nas pistas de exposição, tornando-se um dos cães mais populares. Atualmente a raça não é mais requisitada para o trabalho de pastoreio, apesar de manter como características a inteligência, a robustez e a visão, favorecida pelo posicionamento lateral dos olhos na cabeça.

Perfil Clínico

O Collie está predisposto às seguintes doenças:

Obesidade
Presença de gordura em excesso suficiente para comprometer a função fisiológica normal do organismo, ou predispor a problemas metabólicos, cirúrgicos e/ou mecânicos. Um cão é considerado obeso quando ele pesa 40% a mais do que o seu peso corporal considerado ideal.

Anemia Imune-Mediada
Destruição/Remoção acelerada das células vermelhas do sangue (hemáceas) devido a anticorpos anti-hemáceas.

Lúpus Eritematoso Cutâneo (Discóide)
Considerada uma variante benigna do Lúpus Eritematoso Sistêmico, é uma doença da pele imune-mediada.

Pênfigo
É um grupo de dermatoses auto-imunes caracterizadas por graus variáveis de ulceração, formação de crota, pústula e vesícula, qeu atingem a pele e às vezes as mucosas. Existem 4 formas prinicipais de Pênfigo sendo que o Collie está mais predisposto a apresentar o Pênfigo Eritematoso.