Pastor Alemão


Pastor Alemão foto reprodução
Informações sobre a raça
Origem: Século XIX País: Alemanha
Altura: 57-62 cm Peso: 34-43 Kg
Grupo FCI*: 1 Grupo AKC*: 3
Cor: Preto
Preto/Dourado
Branco e Cinza
Tipo de pêlo: Curto e Denso
Grau de proteção: Excelente Necessidade de Tosa: Não

* FCI: Fédération Cynologique Internationale; AKC: American Kennel Club

Características

Esta raça provavelmente é a mais reconhecida no mundo inteiro. O Pastor Alemão é um cão de trabalho muito versátil, sendo treinado para as mais variadas tarefas como guarda, guia e resgate. Mais do que isso, é uma excelente companhia para toda a família. O Pastor Alemão é um cão extremamente inteligente, calmo e, geralmente, de temperamento equilibrado.

Apresenta uma pelagem dupla, com grande variação de cor, que requer escovação diária. O Pastor Alemão, por ser um cão de grande porte, demanda uma área espaçosa da casa e deve ser exercitado diariamente.

Ele gosta de se sentir útil e precisa receber atenção. Caso contrário encontrará sozinho formas de se divertir, que causarão aborrecimentos ao dono. Por isso, ao adquirir um Pastor Alemão, você e sua família devem assumir o compromisso de treinar o filhote. Alguns exemplares apresentam uma personalidade mais dominante do que as outras raças, daí sua teimosia, e demandam um treinamento mais cuidadoso.

O Pastor Alemão Rin Tin Tin, o animal de estimação mais famoso do cinema, foi encontrado em uma trincheira na Alemanha e levado para os Estados Unidos após a Primeira Guerra Mundial. Rin Tin Tin foi treinado e tornou-se um grande astro do cinema e o herói das crianças. Seus descendentes se tornaram o personagem no seriado da televisão que levou seu nome por muitos anos.

Histórico

A origem do Pastor Alemão pode estar relacionada ao lobo da Idade do Bronze ou ainda ao cão pastor que existia na Alemanha no século VII. Esta raça, porém, é considerada uma das mais recentes, por ter se desenvolvido quase inteiramente a partir do ano de 1882, quando, pela primeira vez, um Pastor Alemão participou de uma exposição de cães.

O desenvolvimento desta raça é atribuído a Max von Stephanitz, que trabalhou incessantemente no início do século XX para aprimorar seu temperamento. Apesar da função original da raça ser a condução do rebanho, von Stephanitz promoveu a ampliação de seus usos e persuadiu o governo a utilizá-lo em atividades policiais e militares. O Pastor Alemão também foi o primeiro cão usado como guia para pessoas cegas.

Atualmente o Pastor Alemão ainda é conhecido na Alemanha por suas habilidades para o trabalho, realizando o sonho de seu criador de desenvolver um cão com faro apurado, muita coragem, intrepidez, agilidade e, mesmo com perfil agressivo, grande obediência.

Perfil Clínico

O Pastor Alemão está predisposto às seguintes doenças:

Displasia de Válvula Tricúspide
Doença cardíaca congênita onde se tem uma má formação da válvula tricúspide (válvula localizada no coração entre o átrio direito e o ventrículo direito) podendo levar à insuficiência cardíaca direita.

Distrofia Corneal
É uma condição secundária, não-hereditária, unilateral ou bilateral caracterizada por deposição de cálcio ou lipídeos na córnea.

Displasia do Cotovelo
Displasia do cotovelo é um termo genérico que descreve uma série de quadro anormalidades do desenvolvimento que resultam numa má formação e degeneração da articulação do cotovelo.

Epilepsia Idiopática
Disfunção primária cerebral caracterizada por convulsões recorrentes sem haver lesão morfológica no cérebro. O cérebro encontra-se normal estruturalmente mas não funcionalmente.

Mielopatia Degenerativa
Síndrome caracterizada pela devagar e progressiva degeneração dos axônios e da mielina na medula espinhal.