Warning: mysqli_real_connect(): Headers and client library minor version mismatch. Headers:50651 Library:50562 in /home/da1b8w77sapv/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 1518
Vila Nova Assistência Médico-Veterinária (ESPECIALIZADA)

Bichon Frisé


Bichon Frisé foto reprodução
Informações sobre a raça
Origem: Século XV País: França
Altura: 23-31 cm Peso: 3-6 Kg
Grupo FCI*: 9 Grupo AKC*: 5
Cor: Branca Tipo de pêlo: Médio, Denso, Sedoso e Ondulado
Grau de proteção: Moderado Necessidade de Tosa: Sim

* FCI: Fédération Cynologique Internationale; AKC: American Kennel Club

Características

O Bichon Frisé é alegre, ativo e amigável. Um cão pequenino, que chama atenção e parece estar sempre pedindo afagos. Esta raça não requer muito espaço no lar e a dose de exercícios recomendada também é fácil de ser cumprida por qualquer dono. Com essas características, a popularidade do Bichon Frisé nos últimos vinte anos vem aumentando bastante.

A pelagem do Bichon Frisé é comprida e encaracolada, demandando cuidados como escovação e tosa freqüentes. A cor dos pêlos aceita pelo padrão da CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia) é o branco puro, preferencialmente com pele escura podendo ser pigmentada em preto, azulado ou bege.

Histórico

A palavra bichon costuma ser utilizada coletivamente para descrever cães pequenos e brancos, como o Coton de Tulear, o Maltês, o Frisé, o Bolonhês e o Havanês.

Acredita-se que o Bichon Frisé, ou Bichon à Poil Frisé (Bichon de pêlos encaracolados), tenha sido introduzido por marinheiros no Tenerife, Ilhas Canárias, no século XIV. Mas o Bichon Frisé também é considerado um descendente do Barbet, um dos ancestrais do Poodle. O nome francês Barbet, inclusive, deu origem ao diminutivo “barbichon” ou “bichon”.

De aparência similar à do Poodle Miniatura, o Bichon Frisé é reconhecido como uma raça franco-belga. O registro da raça no AKC* data de 1972.

Perfil Clínico

O Bichon Frisé está predisposto às seguintes doenças:

Dermatites Alérgicas
A raça apresenta pele muito sensível, por isso, pode apresentar uma série de reações alérgicas.

Cálculos Renais
Podem ocorrer devido à alta concentração de proteína e magnésio na alimentação.

Otite
Devido à conformação de suas orelhas, os exemplares desta raça estão propensos a desenvolver inflamação nos ouvidos.