Warning: mysqli_real_connect(): Headers and client library minor version mismatch. Headers:50651 Library:50562 in /home/da1b8w77sapv/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 1518
Vila Nova Assistência Médico-Veterinária (ESPECIALIZADA)

Pequinês


Pequinês foto reprodução
Informações sobre a raça
Origem: Século II País: China
Altura: 15-23 cm Peso: 3-6 Kg
Grupo FCI*: 9 Grupo AKC*: 5
Cor: Todas exceto Albino e Fígado Tipo de pêlo: Longo e Denso
Grau de proteção: Moderado Necessidade de Tosa: Alguma

* FCI: Fédération Cynologique Internationale; AKC: American Kennel Club

Características

De temperamento calmo e independente, o Pequinês não é muito fã das agitadas brincadeiras infantis, preferindo manter-se distante. E embora devotado a seu dono, o Pequinês não demonstra explicitamente esse amor.

Na década de 1980, esta raça era muito popular nas principais capitais brasileiras, mas atualmente sua ocorrência é bem mais rara.

O Pequinês não suporta muito bem o calor. Sua pelagem longa requer escovação constante para manter-se desembaraçada e saudável.

Histórico

A origem do Pequinês remonta à China. Relatos sobre as antigas dinastias chinesas mostram que sua aparência de leão era exaltada e considerada uma dádiva, conferindo-lhe nobreza e classe.

A raça chegou à Europa por volta de 1800, onde inicialmente conquistou a corte da Rainha Vitória e em seguida depois vários outros admiradores pelo mundo.

Perfil Clínico

O Pequinês está predisposto às seguintes doenças:

Instabilidade Atlanto-Axial
É uma anomalia congênita envolvendo a primeira (atlas) e a segunda (axis) vértebras cervicais causando uma compressão da medula espinhal.

Doença do Disco Intervertebral
É uma alteração no disco intervertebral relacionada com a idade que pode resultar na extrusão ou protusão do disco podendo trazer como consequência uma compressão da medula espinhal. No Pequinês este processo está mais relacionado aos discos intervertebrais das vértebras cervicais.

Luxação de Patela
Deslocamento medial ou lateral da patela (rótula) da sua posição anatômica normal no joelho.

Síndrome das Vias Respiratórias do Animal Braquiocefálico
É uma obstrução parcial das vias respiratórias superiores resultante da conformação da cabeça do animal.

Entrópio
Inversão de toda ou parte da pálpebra ocular fazendo com que o pêlo desta região fique em contato direto com a córnea podendo levar à formação de úlcera de córnea.