Bulldog Inglês


Bulldog Inglês foto reprodução
Informações sobre a raça
Origem: Século XIX País: Inglaterra
Altura: 31-36 cm Peso: 23-25 Kg
Grupo FCI*: 2 Grupo AKC*: 6
Cor: Branco
Castanho
Vermelho
Tipo de pêlo: Curto
Grau de proteção: Moderado Necessidade de Tosa: Não

* FCI: Fédération Cynologique Internationale; AKC: American Kennel Club

Características

Focinho achatado, corpo robusto, musculoso e compacto. Com esta aparência assustadora, o Bulldog Inglês é, na verdade, um cão muito gentil e de bom temperamento. Ele adora crianças e é ótima companhia, sendo considerado um pet encantador.

De porte pequeno, não precisa de muito espaço no lar e requer uma dose mínima de exercício. Por causa do formato de seu focinho, que dificulta a respiração, o Bulldog não consegue acompanhar seu dono por longas caminhadas.

A pelagem do Bulldog Inglês é curta e requer apenas uma simples escovação. O principal cuidado que o dono deve ter com um cão desta raça é não submetê-la a esforço em dias quentes.

Histórico

O ancestral do Bulldog Inglês é o Molossus, cão de luta cujo nome vem de uma antiga tribo grega, Molossi. Como o próprio nome sugere, essa raça foi criada para lutar contra touros. Acredita-se que este “esporte” tenha começado na Inglaterra por volta de 1204, quando o lorde Stamford, de Lincolnshire, divertia-se imensamente quando via cães de açougueiro atormentando touros. Foi assim que este lorde teve a idéia de criar um lugar onde torneios com estas disputas pudessem acontecer.

Posteriormente, estes locais, conhecidos como pits, se espalharam por vários lugares da Inglaterra e passaram a abrigar também lutas entre cães. Quando esse esporte se tornou ilegal, em 1835, o Bulldog Inglês perdeu sua função e ficou seriamente ameaçado de extinção. Mas felizmente um senhor chamado Bill George continou sua criação de Bulldogs, em 1875, formou o primeiro clube da raça na Inglaterra.

Perfil Clínico

O Bulldog Inglês está predisposto às seguintes doenças:

Síndrome das Vias Respiratórias do Animal Braquiocefálico
É uma obstrução parcial das vias respiratórias superiores resultante da conformação da cabeça do animal.

Estenose Aórtica
Doença cardíaca hereditária onde há um estreitamento na passagem do sangue do ventrículo esquerdo para a artéria aorta.

Entrópio
Inversão de toda ou parte da pálpebra ocular fazendo com que o pêlo desta região fique em contato direto com a córnea podendo levar à formação de úlcera de córnea.

Inseminação Artificial
Inseminação Artificial.