Boxer


Boxer foto reprodução

 

Informações sobre a raça
Origem: Século XIX País: Alemanha
Altura: 53-63 cm Peso: 25-32 Kg
Grupo FCI*: 2 Grupo AKC*: 3
Cor: Dourado
Tigrado
com Marcas Brancas
Tipo de pêlo: Curto
Grau de proteção: Grande Necessidade de Tosa: Não

* FCI: Fédération Cynologique Internationale; AKC: American Kennel Club

Características

O Boxer é um cão afetuoso, ótimo para a família. Na companhia de crianças, é sempre cuidadoso e delicado, como uma verdadeira babá. Gosta muito de brincadeiras e, mesmo na idade adulta, demonstra o carisma de um filhote.

Esta raça é obediente e fiel ao dono, ideal para a guarda da casa. Também é bastante inteligente e aprende com facilidade, sendo comumente utilizada pela polícia e como guia para cegos.

Com um porte médio e robusto, o Boxer precisa de uma boa área disponível no lar, devendo também ser exercitado diariamente. O dono deve estar atento ao contato com outros cães, pois o Boxer não se intimida diante de seus colegas caninos.

O Boxer apresenta uma máscara preta no focinho e a pelagem dourada ou tigrada, com ocorrência de pequenas marcas brancas. Sendo curta, macia e brilhante naturalmente, sua pelagem não requer cuidados especiais.

Histórico

A história do Boxer remonta aos períodos anteriores ao Império Romano, quando cães da família dos Mastiffs eram encontrados na Ásia, exercendo funções de guarda e caça. Estes cães eram muito valorizados por sua coragem.

No decorrer do Império Romano cães ingleses do tipo Mastiff, chamados de English Bullenbeissers, foram cruzados com outros molossos, originando um grupo de cães denominado German Bullenbeisser. Deste grupo se originou um cão de porte grande, chamado Danzinger Bullenbeisser, e uma versão menor deste, chamada Brabenter Bullenbeisser, reconhecido como o ancestral direto do atual Boxer.

Existem correntes de pesquisadores que acreditam que o Bull Terrier e o Schnauzer Gigante participaram na formação do Boxer.

O padrão oficial da raça foi criado em 14 de julho de 1902. Em 1920, ocorreram alterações no padrão, com a mudança de algumas características físicas. Em 1925, foram excluídos do padrão oficial os Boxers negros e, em 1938, os Boxers malhados.

Perfil Clínico

O Boxer está predisposto às seguintes doenças:

Estenose Aórtica
Doença cardíaca hereditária onde há um estreitamento na passagem do sangue do ventrículo esquerdo para a artéria aorta.

Síndrome das Vias Respiratórias do Animal Braquiocefálico
É uma obstrução parcial das vias respiratórias superiores resultante da conformação da cabeça do animal.

Epilepsia Idiopática
Disfunção primária cerebral caracterizada por convulsões recorrentes sem haver lesão morfológica no cérebro. O cérebro encontra-se normal estruturalmente mas não funcionalmente.

Hiperadrenocorticismo (Síndrome de Cushing)
É um disordem causada pelos efeitos deletérios de altas doses circulantes de cortisol em múltiplos órgãos sistêmicos.