Rottweiler


Rottweiler foto reprodução
Informações sobre a raça
Origem: Século XIX País: Alemanha
Altura: 58-69 cm Peso: 41-50 Kg
Grupo FCI*: 2 Grupo AKC*: 3
Cor: Preta com Marcas Douradas Tipo de pêlo: Curto
Grau de proteção: Excelente Necessidade de Tosa: Sim

* FCI: Fédération Cynologique Internationale; AKC: American Kennel Club

Características

O Rottweiler é um cão de porte grande, muito corajoso e ágil. É um excelente cão de guarda, é inteligente e atende aos comandos que lhe são dados. Mas é preciso que seu proprietário tenha tempo disponível para dedicar ao seu treinamento. Quando adestrado de forma apropriada, torna-se ao mesmo tempo um cão protetor e divertido, pois possui um grande senso de humor.

Por seu tamanho, esta raça precisa de bastante espaço para ser criada e deve ser exercitada diariamente. O Rottweiler não requer muitos cuidados além de uma escovação diária de seu pêlo, que é preto com marcas castanho-avermelhadas bem definidas nas extremidades do corpo.

No Brasil, o Rottweiler é campeão em número de registros pela CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia).

Histórico

No seu país de origem, a Alemanha, o Rottweiler ainda hoje é conhecido como Rottweiler Metzgerhund, numa menção à sua antiga função no burgo de Rottweil como auxiliar do açougueiro, conduzindo a carga de carne. Esta raça também era muito utilizada na caça ao javali e no pastoreio.

Acredita-se que o Rottweiler descenda do Pastor Alemão, enquanto outros consideram seus ancestrais similares ao Mastiff Tibetano, trazido como cão de guarda por soldados romanos. A única certeza é a de que este cão era predominante do cantão da Argóvia, na Suíça, aos burgos de Nacker e Rottweil, incluindo a região sul de Württemberg (Alemanha), onde os romanos mantinham uma base militar.

Durante a Primeira Guerra Mundial, o Rottweiler mostrou-se um cão policial inteligente e um excelente cão de guarda.

Somente em 1935 esta raça foi reconhecida oficialmente pelo AKC (American Kennel Club).

Perfil Clínico

O Rottweiler está predisposto às seguintes doenças:

Displasia do Cotovelo
Displasia do cotovelo é um termo genérico que descreve uma série de quadro anormalidades do desenvolvimento que resultam numa má formação e degeneração da articulação do cotovelo.

Síndrome de Dilatação Gástrica e Vôlvulus
Processo aonde o estômago dilata e gira (torção gástrica) em torno de seu eixo central levando a mudanças fisiológicas e patológicas locais e sistêmicas. É um quadro emergencial.

Doença de Von Willebrand
É uma doença caracterizada por um defeito hereditário na coagulação do sangue, devido a defeitos na síntese ou função do fator de Von Willebrand.