Chow Chow


Chow Chow foto reprodução

Características

O Chow Chow é conhecido principalmente pela aparência leonina e a língua azul. É um cão muito afetuoso com as pessoas da família, desconfiando de estranhos. Esta raça é boa para guarda e ótima companhia. Costuma adotar uma pessoa da casa como mestre, e é recomendável o seu treinamento.

Os cuidados necessários para um cão desta raça são caminhadas diárias e escovação cuidadosa dos pêlos. O Chow Chow apresenta pelagem longa e densa, em cor sólida (preto, vermelho, azul, fulvo, creme ou branco).

Histórico

O Chow Chow tem sua origem entre os antigos cães molossos que habitavam a região ártica do território chinês há mais de dois mil anos. Com o isolamento imposto pela invasão dos manchus, o Chow Chow se desenvolveu na China ao longo dos séculos, tendo seu padrão definido nesta época.

Na China Imperial, o Chow Chow apresentava várias funções: desde a guarda, proteção, puxar carroças até satisfazer o refinado paladar da nobreza chinesa. Nas grandes festas do Imperador chinês Yu Pie, a carne do Chow Chow era servida e o convidado de honra tinha o “privilégio” de comer sua língua.

Esta raça chegou ao Ocidente em 1780 por meio de um oficial da Companhia das Índias Orientais. O registro oficial da raça data de 1895.

Perfil Clínico

O Chow Chow está predisposto às seguintes doenças:

Seborréia Idiopática Primária
Dermatose exfoliativa caracterizada pelo descolamento anormal ou excessivo das células da pele e hiperproliferação das glândulas sebáceas, resultando no quadro clínico de descamação cutânea.

Epífora
Drenagem anormal da lágrima que passa a escorrer pelo canto do olho e consequentemente mancha o pêlo da região.

Entrópio
Inversão de toda ou parte da pálpebra ocular fazendo com que o pêlo desta região fique em contato direto com a córnea podendo levar à formação de úlcera de córnea.

Glaucoma
Pressão intra-ocular aumentada causando mudanças degenerativas no nervo óptico e retina com consequente perda da visão.

Pênfigo
É um grupo de dermatoses auto-imunes caracterizadas por graus variáveis de ulceração, formação de crota, pústula e vesícula, qeu atingem a pele e às vezes as mucosas. Existem 4 formas prinicipais de Pênfigo sendo que o Chow Chow está mais predisposto a apresentar o Pênfigo Foliáceo.