Definição
É a descida incompleta de um ou ambos os testículos dentro do saco escrotal. Pode ser inguinal, nestes casos o testículo retido é frequentemente palpável, ou abdominal, aonde o testículo é difícil de ser palpado ou indentificado por exame radiológico. Pode ser localizado por exame ultrassonográfico.
A descida normal dos testículos para o saco escrotal está completa por volta de 6 a 8 semanas de idade mas, ocasionalmente pode ocorrer até os 6 meses de idade.
O problema é considerado hereditário e especula-se o envolvimento de um único gene recessivo autossômico apesar de alguns pesquisadores apontarem mais de um gene participando no defeito.
Predisposição
Acomete tanto cães como gatos, sendo a prevalência em cães de 1,2% e de gatos 1,7%.
O criptorquidismo unilateral é mais comum do que o bilateral (75:25) e o testículo direito é encontrado retido duas vezes mais frequentemente que o testículo esquerdo.
Relatado em todas as raças mas, o Poodle Toy, o Lulu da Pomerânia, o Yorkshire, especialmente as raças toy e miniatura, têm um risco alto significante de serem acometidos.
Sintomas
O quadro clínico raramente é associado com dor ou outros sinais de doença.
O problema tem sido associado a outros defeitos congênitos como a Luxação de Patela.
Os cães com criptorquidismo tem um risco maior de desenvolver neoplasia testicular sendo esse risco considerado 10 vezes maior do que nos cães normais.
Espécie: Canina, Raça: Pug, Sexo: Macho, Idade: 1 ano
Figura 1: Paciente com Criptorquidismo Inguinal Esquerdo.
Figura 2: Note a presença do Testículo Direito no saco escrotal enquanto que o Testículo Esquerdo pode ser visto na região inguinal.
Figura 3: Exposição do Testículo Esquerdo durante o procedimento cirúrgico de Orquiectomia; Ambos os testículos foram retirados.
Figura 4: Aspecto anatômico dos testículos removidos após Orquicetomia. Percebam a hipotrofia (diminuição) do Testículo Esquerdo, que estava retido, em relação com o Testículo Direito que se encontrava em seu local normal dentro da Bolsa Escrotal..
Referências Bibliográficas
Fonte1: TILLEY, L. P., SMITH JR, F.W.K. The 5 Minute Veterinary Consult – Canine and Feline
Fonte2: BICHARD, S. J., SHERDING, R. G. Saunders Manual of Small Animal Practice