Hipotireoidismo


Definição

É uma condição clínica que resulta de uma inadequada produção e liberação de tetraiodotironina (T4) e triiodotironina (T3) pela glândula tireóide. É um processo caracterizado pelo decréscimo generalizado na atividade metabólica celular. Mais de 95% dos casos são de Hipotireoidismo Primário caracterizado por uma autodestruição das glândulas tireóide.

Predisposição

Acomete cães e raramente os gatos.

É a endocrinopatia mais comum dos cães sendo a sua prevalência relatada em 1:156 – 1:500. Não há suporte genético conhecido para transmissão genética da doença.

O Hipotireoidismo é mais comum em cães de raça média e grande. As raças mais predispostas são Golden Retriever, Dobermann, Setter Irlandês, Airedale Terrier, Old English Sheepdog, Dachshund, Schnauzer Miniatura, Cocker Spaniel Inglês, Poodle e Boxer.

Não há predisposição sexual, acometendo tanto machos quanto fêmeas, entretanto fêmeas castradas e machos castrados parecem estar mais predispostos.

Sintomas

Os sinais clínicos se desenvolvem de maneira lenta e progressiva e são inespecíficos, podendo estar ligados a uma gama muito grande de patologias.

Os sintomas mais comuns são letargia, inatividade, ganho de peso, perca de pêlo ou descamação excessiva, dificuldade de crescimento da pelagem após tosa, pelagem seca, hiperpigmentação, mixedema e infecções de pele recorrentes.

Nossos Casos Clínicos

Espécie: Canina, Raça: SRD, Sexo: Fêmea, Idade: 4 anos

Hipotireoidismo

Figura 1: Paciente com queda de pêlo generalizada e formação de lesões sem pêlo com formato circular em várias regiões do corpo.

Hipotireoidismo

Figura 2: Paciente da Figura 1 em tratamento; observar desaparecimento de lesões e melhora da condição geral da pelagem.

Espécie: Canina, Raça: Akita, Sexo: Macho, Idade: 4 anos

Hipotireoidismo

Figura 1: Paciente com queda de pêlo generalizada com formação de áreas alopécicas (ausência de pêlo) na pele das coxas, tronco, abomen, membros anteriores e cauda.

Hipotireoidismo

Figura 2: Visualização da área de falhas também do lado direito do Paciente da Figura 1.

Hipotireoidismo

Figura 3: Nesta imagem nota-se a presença de falhas na cabeça e a expressão facial “trágica” devido ao Mixedema causado pelo Hipotireoidismo.

Hipotireoidismo

Figura 4: Visualização das falhas na pelagem acometendo os membros anteriores e peito.

Hipotireoidismo

Figura 5: Paciente com melhora do quadro da pelagem após introdução do tratamento adequado.

Hipotireoidismo

Figura 6: Nesta imagem nota-se a melhora das lesões tanto em tronco, abdomen como membros anteriores.

Hipotireoidismo

Figura 7: Melhora das lesões na região da cauda.

Hipotireoidismo

Figura 8: Melhora geral do quadro do paciente inclusive com o desaparecimento da expressão facial “trágica”.

Referências Bibliográficas

Fonte1: TILLEY, L. P., SMITH JR, F.W.K. The 5 Minute Veterinary Consult  – Canine and Feline

Fonte2: BICHARD, S. J., SHERDING, R. G. Saunders Manual of Small Animal Practice