Outros Nomes
Hydrocephalus
Definição
É uma dilatação anormal do sistema ventricular devido há um aumento no volume do liquor (líquido cerebroespinhal). Pode ser simétrica ou assimétrica. Pode acometer todo o sistema ventricular cerebral ou somente os elementos próximos ao local da obstrução do sistema ventricular.
Predisposição
Há predisposição genética para cães pequenos e braquicefálicos como Bulldogs, Chihuahuas, Maltês, Lulus da Pomerânia, Poodles Toy, Yorkshire Terriers, Lhasa Apsos, Cairn Terriers, Boston Terriers, Pugs e Pequineses.
Existe uma predisposição hereditária em gatos siameses através de um gene autossômico recessivo.
Pode ser adquirida em qualquer raça de gato ou cachorro.
No acometimento congênito os sinais clínicos aparecem desde poucas semanas até 1 ano de idade. No caso de adquirida pode acontecer em qualquer idade.
Não há predisposição sexual, acometendo tanto machos quanto fêmeas.
Sintomas
A forma congênita pode ocorrer sem sinais clínicos, especialmente em cães de raças toy. Outras más-formações ou anomalidades no Sistema Nervoso Central podem ser notadas (p.e. más formações do cerebelo), que irão contribuir adiante para o conjunto de sintomas.
Na forma adquirida os sinais clinicos atribuidos à doença de base podem ser iguais ou mais evidentes do que aqueles observados na Hidrocefalia.
A severidade dos sintomas pode não corresponder ao grau de aumento ventricular.
Espécie: Canina, Raça: Poodle Toy, Sexo: Macho, Idade: 4 semanas
Figura 1: Paciente com quadro clínico de Hidrocefalia. Observe o aumento de volume da cabeça. O líquido cerebroespinhal acumulado dentro dos ventrículos cerebrais podia ser sentindo à palpação nessa região.
Referências Bibliográficas
Fonte1: TILLEY, L. P., SMITH JR, F.W.K. The 5 Minute Veterinary Consult – Canine and Feline
Fonte2: BICHARD, S. J., SHERDING, R. G. Saunders Manual of Small Animal Practice